Filho Vermelho

E se ao invés de cair numa fazenda no Kansas, o bebê Kal-El aterrissasse na Rússia, no início da União Soviética? 


A premiada história Superman: Entre a Foice e o Martelo (Superman: Red Son), de 2003 nos mostra essa versão diferente e mais autoritária do herói, que também foi transformada em uma miniatura pela McFarlane Toys.


O escritor Mark Millar teve uma boa sacada em manter o personagem como um "garoto certinho de fazenda", e adaptar o caráter do Superman á ideologia socialista da época. O personagem passa a levar muito à serio o bem-estar do povo comum, aproximando a politica ao socialismo idealizado. 



Sem glorificar ou condenar posicionamentos, a trama possui precisão histórica até certo ponto - quando o Homem de Aço passa de arma do governo para líder de um então enorme bloco, onde a doutrina se transforma em outra coisa, algo quase utópico - a exceção dos EUA e poucos outros - chefiados em batalha por um "heróico" Lex Luthor, sendo tão louco e egoísta como sempre foi mostrado.





Quanto à figura, apesar de simples - trazendo duas variações de mãos e uma base voadora - é bastante articulada e faz jus ao quadrinhos, inspirada pelo traço mais duro de Dave Johnson e Killan Plunkett. Entre a Foice o Martelo também foi transformada em uma animação - que infelizmente foi amenizada e não traz o intrigante final. Minha dica é ir direto pro quadrinho!





O Superman soviético impactou outras obras, e acabou por ser considerado parte do Multiverso da DC Comics. Vez ou outra algum personagem de outro universo cruzou com ele. O que me deu ideias, é claro... Grande abraço e espero que tenham curtido, amigos! 😁 Cuidem-se e até logo!


"O que você fez dessa vez, Barry?"

Comentários