Os "Novos X-Men" da virada do século!

Hoje celebro a fase que considero a melhor já escrita com os mutantes, pelo escritor Grant Morrison em 2001. O título New X-Men, quando a escola Xavier voltava a ser... uma escola!




Morrison, como em qualquer outro de seus trabalhos, "quebrou o molde" de como se escrevia os X-Men, que vinham passando por uma mesmice. Ao assumir, o louco escritor utilizou de um elenco pequeno (Xavier, Fera, Jean Grey, Wolverine, Ciclope e a ex-vilã Emma Frost) e assumiu que os mutantes em expansão seriam a próxima evolução genética e se comportariam como tal.


A polêmica fase trazia uniformes de couro padronizados, mutantes cada vez mais bizarros, humanos que traficavam e transplantavam órgãos de mutantes, rebelião de estudantes no Instituto e por aí vai. Houve até um "caso extra-conjugal" psíquico de Ciclope com a telepata Emma.


O programa "Arma X" que deu à Wolverine suas garras se revelaria como o projeto "Arma 10", vindo de uma iniciativa que remetia aos tempos do Capitão América... uma dessas experiências é o ladrão Fantomex (o sujeito de sobretudo branco acima), que era constante nas histórias, também ao lado do misterioso Xorn.




A fase Novos X-Men foi o carro chefe dos títulos X até 2003, quando a Marvel (covardemente) voltou à linha mais "super-herói" dos mutantes, e até voltou atrás com algumas coisas (Magneto, estou falando de você). Muitos personagens da fase gerariam frutos depois disso, e a etapa atual "Krakoana" dos X-Men tem uma certa "estranheza" que começou aqui.


 Somente Wolverine e Xorn foram lançados em miniatura com o visual exato dessa época, então aqui misturei versões dos filmes e HQs, (e algumas peças trocadas para o Ciclope) para trazer a vibe anárquica das histórias. Grande abraço e até logo, pessoal! 

Comentários

  1. Não conheço essa fase. Parece ótima. Quanto a covardia da Marvel... É aquilo, ao mesmo tempo em que essas mega empresas abrem espaço para artistas sempre se importarão primeiro com o mãos fácil, o mais palatável para o grande público que vê nos gibis apenas entretenimento barato.

    ResponderExcluir
  2. X Men tem sempre um lugar no meu coração, embora tenha acompanhado muito pouco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário