Programado para Matar

Esta é pra aqueles da minha geração e que gostavam de um bom filme do "cinema Brucutu"..! Um dos papéis definitivos da carreira de Sylvester Stallone, o soldado John Rambo!! 


A maioria deve se lembrar melhor do segundo filme do personagem, mas aqui temos Rambo retratado como no primeiro deles, Rambo: Programado para Matar, de 1982.

Com uma trama mais distante do apelo comercial, esse filme trata do que acontecia aos soldados americanos que voltavam da guerra do Vietnã e eram rejeitados por seu próprio povo: Rambo volta aos Estados Unidos e decide procurar um amigo do Exército, logo sabendo que ele morreu devido aos efeitos do agente laranja usado no confilto. Sem opções, segue andando meio sem rumo até chegar numa cidade pequena. Ele é tomado como um vagabundo pelo xerife local, que ao prendê-lo, reaviva todas as lembranças da tortura e cativeiro que o soldado sofreu na guerra..e assim se inicia uma perseguição pelas montanhas, com o neurótico Rambo causando destruição por onde passa.





Bem diferente das sequências, na trama não temos um Rambo heróico, e sim um anti-herói - desesperançado, cansado e até mesmo triste - o diálogo final entre ele e seu antigo chefe no exército é notável por mostrar seu desespero por ter voltado e sentido a rejeição das pessoas pelas quais ele mesmo teve de defender no front. Vale uma reprise!




Comentários