Voltamos à 1995, quando a história "Troika" serviu como um ponto de partida para o Batman pós "Queda do Morcego". Após ter sido substituído temporariamente por Dick Grayson, Bruce Wayne retornava ao capuz com um novo visual, que devo dizer, é o uniforme que mais gosto pro personagem!
Idealizado pelo desenhista Kelley Jones, o traje contava com o seu estilo gótico: orelhas longas na máscara, "asas" de morcego nas botas e luvas, longa capa, e acredito ter sido inspirado de alguma forma pelos filmes dirigidos por Tim Burton - todo preto apenas com a elipse e o cinto amarelos.
Quanto ao arco Troika, a premissa é simples - um grupo de criminosos russos ameaça bombardear Gotham; contando com o retorno do vilão KGBesta, que acaba enfrentando Robin mais pro clímax da história. Vale indicar a miniatura do garoto prodígio na foto abaixo, vinda do game Gotham Knights. Sim, é mais uma versão do Tim Drake - o melhor dos Robins, claro!
Após esta história, o título principal do Batman contou com os desenhos de Jones (e o argumento do Doug Moench) por um certo tempo. Enquanto o traje preto ganhava ares mais convencionais nos outros títulos, a revista Batman trazia um lado mais sobrenatural de Gotham, onde o herói se aliou à personagens desse tipo, como o fantasmagórico Desafiador e também Retalho:
Segue uma foto que preparei incluindo todos os vigilantes de Gotham naquele ponto: Asa Noturna, Caçadora, Robin, Azrael (que tentava se redimir) e a Mulher-Gato que sempre rondava entre um roubo ou outro..!
Esta figura do Batman já virou uma das minhas preferidas por aqui, por retratar a arte de um de seus melhores desenhistas. Tanto que não paro de fotografá-lo, já tenho um bom estoque..!
O traje preto, mesmo com eventuais alterações, durou até o fim dos anos 90. Ainda teremos muitas fotos dele por aqui. Grande abraço, pessoal!

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Booa!! O traje preto é uma belezura mesmo
ResponderExcluirShow
ResponderExcluir